quinta-feira, 23 de julho de 2009

Semana Francesa: Le Général.

Didier Claude Deschamps nasceu em 15 de Outubro de 1968 em Bayonne na França, Deschamps é atualmente um treinador no Olympique de Marseille, mas em sua carreira profissional foi um ótimo meio-campista.

Começou sua carreira pelo Nantes, na Ligue 1 em 1985, onde ficou até 1989, ano de sua transferência para o Olympique Marseille. Ficou no clube por uma temporada e foi campeão francês. Depois passou uma temporada no Bordeaux para retornar ao OM, onde na temporada que retornou foi campeão francês pela segunda vez, e ainda conquistou uma UEFA Champions League.

Depois de algumas boas temporadas, em 1994 se transferiu para a Juventus, da Itália, e em pouco tempo se tornou ídolo. Logo em sua primeira temporada ganhou a Serie A e a Coppa Italia, na segunda, além de ganhar a Supercoppa Italiana, ganhou outra UEFA Champions League. Em 96/97, ganhou a Supertaça Européia, a Serie A e o mundial pela Vecchia Signora, sempre com status de grande jogador e ídolo da torcida. Ficou no clube até 1999, e conquistou outro Scudetto.

Após sua passagem na Juve, jogou no Chelsea e no Valencia, para se aposentar em 2001.

Como capitão da seleção francesa, o vitorioso general Deschamps conquistou seu título mais importante da carreira: A Copa do Mundo de 1998. Dois anos depois, também conquistou a Euro 2000.

Após se aposentar, recebeu uma proposta do Monaco para se tornar treinador e prontamente aceitou. Ficou de 2001 até 2006 no clube do principado, onde ganhou uma Copa da França e chegou a ser vice-campeão da UCL.

No fim de sua passagem no Monaco, Didier retornou à Juventus, mas dessa vez como treinador. Chegou logo na temporada mais tenebrosa da história do clube, que havia sido rebaixado para a Serie B graças ao Calciopoli. Mas Didier foi muito bem no comando e devolveu como campeão o time ao seu lugar de direito, mas infelizmente foi demitido ao fim da temporada, apesar do título. Nessa temporada ele retomará sua carreira de treinador pelo Olympique Marseille.

Dados de sua passagem pela Juventus e seleção francesa: Participou de 210 jogos e fez 5 gols pela Juventus, e na seleção de seu país fez 103 partidas e 6 gols.

Grazie per tutto che ha fatto per la Juventus, General.

Nenhum comentário:

Postar um comentário