quarta-feira, 8 de julho de 2009

6+5: Como afetará a Juventus?

A UEFA anunciou há pouco tempo o projeto de lei do 6+5, que determina que cada clube deverá entrar em campo com 6 jogadores nascidos no país ou que joguem pela seleção nacional e no máximo 5 estrangeiros. Mas como será que isso afetará a Juventus e o futebol italiano e europeu em geral?

Primeiramente, temos que levar em conta que com essa lei vários times terão de reformular quase completamente os seus elencos. Os times da Premier League, da Inglaterra, têm em sua maioria esmagadora equipes que contam com mais estrangeiros que jogadores nacionais, o que enfraquecerá e muito o nível dos times da terra da rainha para as competições internacionais, ao passo que na Itália a Inter, que possui menos de 25% de seu elenco com jogadores italianos será outra a reformular drásticamente o plantel.

Também será criada a Serie A independente, que seguirá os padrões da EPL. Isso tende também a fortalecer financeiramente as equipes italianas, o que proporcionará times melhores, mais bem estruturados e mais competitivos, o que irá deixar as competições internacionais(Champions League e Liga Europa) mais niveladas, com as equipes da velha bota brigando de igual para igual com os times de Inglaterra, Espanha, Alemanha e etc.

Mas e após tudo isso, como a Juventus ficará? Levemos em conta que historicamente a Juventus tem a tendência de priorizar a contratação de jogadores italianos, e com isso não sofrerá problemas ou reformulações drásticas no seu elenco. Ainda com a perspectiva futura dos talentos e promessas em suas categorias de base, com os jogadores jovens presentes atualmente em sua equipe principal, o fortalecimento financeiro não só com a criação da liga separada, mas com a construção de seu novo estádio próprio, a Vecchia Signora se beneficiará dessa lei, e voltará com tudo para ganhar uma UCL, formando um dos melhores times do mundo em curto prazo. Resta a nós bianconeros esperarmos para que a lei seja aprovada brevemente, aí poderemos novamente soltar o grito de campeões da Europa.

2 comentários: