domingo, 5 de julho de 2009

O novo esquema da Juve

A Juventus é um clube que praticamente em toda sua história atuou no 4-4-2 clássico. Esse esquema virou praticamente uma tradição, porém devido a diversos fatores Ferrara decidiu mudar para o 4-3-1-2.

A vinda de Diego, a "aposentadoria" de Nedved, a consolidação de Giovinco como um trequartista e o jeito pragmático que a equipe atuava no 4-4-2 da era de Ranieri devem ter sido os principais motivos na escolha desse esquema por nosso allenatore.

No 4-3-1-2 o jogo ocorre pelo centro, com boa posse de bola e dando total liberdade ao trequartista e atacantes. Como não existem alas, os laterais pouco sobem e os volantes constantemente cobrem as laterais do campo. Esse esquema favorece incrivelmente o trabalho do trequartista, porque no caso dele perder a bola existem três jogadores logo atrás para recupera-la novamente .Essa formação também exige o uso de volantes diferentes, entre eles um de contenção e com bom físico, um criativo com boa visão de jogo e um rápido com boa saída de bola.

De nossos volantes titulares, diria que Sissoko seria o de contenção e Marchisio o rápido com boa saída de bola.
Então falta o criativo, que é o que a Juve tem procurado recentemente.

Os nomes mais fortes que vêm surgindo são o de D'Agostino e Melo, então irei analisar a vinda dos dois.

Gaetano D'Agostino
O jogador que recentemente completou 27 anos é um meia extremamente criativo e de bom passe de bola.
Teve duas grandes temporadas na Udinese, com destaque para a última, onde foi de grande importância ao levar a Udinese às quartas-de-final da Copa Uefa, onde pereceram diante ao Werder Bremen de Diego(Diego fez 4 gols no agregado desse confronto).
Embora recentemente sua transferência para a Juventus tenha sido descartada pelos dirigentes da Udinese por um desacordo quanto ao valor do jogador, D'Agostino ainda é um nome forte.
Ele se encaixaria perfeitamente no papel do volante criativo, subindo para atuar junto com Diego e municiando os atacantes. O próprio jogador revelou que sempre foi juventino e quis jogar pelo clube, o que significa que ele jogaria com amor pela camisa Bianconera.
O grande entrave na negociação é o altíssimo valor pedido por Pozzo, que chegou a pedir 20 milhões de Euros mais a co-propriedade de algum jogador da Juventus. Os dirigentes da Juve obviamente não cederam a tais pedidos e o entrave aconteceu aí.

Felipe Melo

Embora seja considerado por muitos um meio-campista muito agressivo, Melo vem de grandes atuações com a seleção, Fiorentina e com o Almeria, clube que defendia antes de se transferir para a Viola.
Apesar de não ser tão criativo quanto D'Agostino, é um meio-campista extremamente completo, sabendo defender, atacar, armar contra-ataques e possuindo ótima visão de jogo.
Sua renovação de contrato com a Viola apenas alimentou especulações de sua saída, já que uma cláusula de recisão no valor de 25 milhões de Euros foi inserida, e agora que a transferência de D'Agostino desandou Melo é o nome mais provável para o meio-campo da Juventus.
A concorrência por Felipe Melo entretanto é forte. No site da Fiorentina já foi divulgado que os dirigentes da Viola receberam uma proposta oficial do Arsenal e há algum tempo existiam muitas especulações sobre possível interesse da Internazionale.
Porém, os jornais ainda consideram que a Juventus é o clube com mais probabilidade de contratar o jogador, e muitos jornais falam que a iminente ida de Marchionni para a Fiorentina é apenas mais um sinal disso.


Como se encaixariam no novo esquema

Com grandes certezas de que Sissoko e Marchisio serão os titulares junto com o meio-campista que irá chegar, vamos analisar como ficara o meio campo com cada um deles.
Com D'Agostino o meio-campo teria mais criatividade, Diego poderia subir mais ao ataque e deixar a função de armar jogadas com D'Agostino. Marchisio e Sissoko ficariam mais recuados e subiriam menos, porque precisariam cobrir as subidas de D'Agostino e Diego.
Já com Melo o meio-campo seria mais forte, dando mais segurança e liberdade para Diego e permitindo que os volantes subam mais. É um meio-campo menos criativo, mas com maior mobilidade e saída de bola.
Independente de quem venha, os dois jogadores serão de enorme ajuda para a Juve e ajudarão nosso clube a voltar a vencer o Scudetto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário