quinta-feira, 16 de julho de 2009

Semana brasileira: Nossos heróis brasilianos.

Na história da Juve, apesar de poucos, tivemos jogadores brasileiros que se destacaram bastante, e que são lembrados até hoje. Aí vai o Top-Four dos brasileiros bianconeros:

José João Altafini "Mazzola"
De longe o com mais destaque, Altafini é até hoje, ao lado de Beppe Meazza, o terceiro maior artilheiro da história da Serie A italiana com 216 gols. Nascido na cidade de Piracicaba(São Paulo) em 24 de Julho de 1938, Mazzola foi um atacante. Campeão do Mundo na Suécia em 58, ele possuía a cidadania italiana, o que o permitiu jogar a Copa de 62 pela Squadra Azzurra. Pela Juventus, fez 119 partidas e marcou 37 gols, além de comandar a equipe na conquista de dois Scudettos, o que marcou seu nome na história da Vecchia Signora.

Júlio César da SilvaUm dos zagueiros brasileiros mais completos que já passaram pelos gramados italianos, Júlio César nasceu em 8 de Março de 1963, na cidade de Bauru(São Paulo). Com 1,86m de altura, era o típico xerifão da zaga, exímio marcador e incansável. Disputou a Copa de 1986 pela seleção brasileira como titular absoluto. Disputou 125 jogos e marcou 6 gols pela Juventus e embora não tenha ganho um Scudetto, Júlio foi fundamental para a conquista da Copa UEFA.

Sidney Colônia Cunha "Chinesinho"
Nascido na cidade de Rio Grande(Rio Grande do Sul) em 15 de Setembro de 1935, Chinesinho foi um grande meio-campista. Baixinho, troncudo e de olhos puxados(Origem de seu apelido), se destacou bastante pela Juventus. Jogou várias vezes pela seleção brasileira, mas não foi à Copa de 1962 para dar lugar a Mengálvio, o que muitos ainda hoje julgam como uma injustiça. Pela Juve, realizou 112 jogos e marcou 10 gols, conquistando 2 Scudettos.

Dino Da Costa

Nascido no Rio de Janeiro em 1 de Agosto de 1932, Dino era um atacante, que se destacou jogando pela Juventus, mas chegou a ser artilheiro do Campeonato Italiano jogando pela Roma. Jogando pela Vecchia, fez 66 partidas e marcou 12 gols, conquistando um Scudetto.



Ficam aqui as esperanças de todos os Juventinos para que a nova safra de brasilianos dê tantos frutos quanto os homenageados nesse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário